Powered By Blogger

domingo, 13 de maio de 2012

A Lourdes, amada mãe

Amo-te, por tudo, e não somente por ser hoje o teu dia. Amo-te por ser criança, por ser teu filho, por ser homem, pelo nome que me deste, e por teres honrado a minha vida com teu cuidado e devoção; por não teres desistido de mim, apesar das dificuldades e dos dissabores de tua jornada, que não foram poucos, amada mãe.

Admiro-te pela força e bravura com que me ensinaste acerca da vida; por tua energia e teu acatamento diante das desconcertantes ordens da existência, por tua resignação e lucidez, por tua contagiante alegria e teu eterno festejo com a vida, e por nunca desistir, de viver, de ser feliz e de fazer felicidades, amada mãe.

Saibas que muitos se lembram de ti, e que são muitas as vozes que te homenageiam e te mencionam como exemplo de pessoa, de esposa e de mãe - zelosa e lutadora. Até mesmo aqueles que nunca te viram te conhecem, sabem de ti e te anunciam. Aqueles que conheci ainda ontem sonham conhecer-te e ouvir-te, para aprender contigo sobre o dom da vida e da doação ao outro, que só mulheres com tú sabem cultivar e ensinar, amada mãe. 

Saibas também, que és a guerreira das minhas histórias e vencedora de todas as batalhas, em todos os lugares, inclusive nos mais longíquos e inacessíveis, contra os melhores cavaleiros, exércitos e guerreiros, que sempre se renderam à tua força e ao teu franzino/forte corpo. Soubeste manter viva a sobriedade diante de todas as dificuldades e intempéries guiando a todos como a maestrina da melhor orquestra. A riqueza de tua vida foi a produção do afeto e do cuidado, tudo aquilo que os cavaleiros, os guerreiros e os exércitos necessitam para serem homens e humanos, pais e filhos, serem gente, amada mãe.

Sou teu fã, teu seguidor, teu guerreiro, empunho a tua espada - de paz - e sou teu aliado e, como se não bastasse, sou filho teu e admirador de tua saga, para a sorte minha. Meu amor e meu coração são teus, e tudo de bom que tiver em mim, é obra tua. Sou teu herdeiro, embora não saiba se à altura de tua bondade, que em poucas pessoas vi, amada mãe.

Nascido da graça divina e bendito fui, por nascer filho teu, do teu nobre ventre, de tua benevolência e de teu desejo de ter-me, como sempre me disseste, amada criatura, ser iniguilável, ser da esperança e de luz, imagem da paz, amada mãe.

Amo-te por tudo, ainda mais por teres me amado, como ninguém, pois és Maria, de Lourdes. Capacidade de perdão igual a tua desconheço, assim como teu apreço pelo bem e tua crença em Deus. És por isso, meu leme, minha bússola, minha foz, rios e cascatas, de amor. Imagino-te ao meu lado, todos os dias e noites, e vivo de saudades tuas, e contente de saber-me filho teu, criatura nobre que foste neste universo de caos, amada mãe. 

Lembro-me de tuas empreitadas e tuas soluções - as mais inusitadas - para resolver problemas de nossa vida, da falta de dinheiro à de comida. Apesar dos conflitos, das desiluções, das frustações e de muitos suplícios que viveste na vida, soubeste, como ninguém, dar colo e amor, afeto e calor, amadam mãe.

Fiz-me homem, porque assim me ensinaste, mostrando-me o caminho, esclarecendo-me acerca do bem e do mal. Amo-te por teres me amado, me desejado, me querido, me esperado, me cuidado, me lavado e me deixado dormir em teu colo, mesmo quando isso significava tua noite sem dormir. Perfumaste meu corpo e alinhaste meus cabelos, costuraste minhas vestes e me deste o teu seio e todo o teu abraço, meu acalento foi teu braço, sempre que dele precisei. Com todo o zelo e devotado amor sempre estiveste comigo, mesmo quando não podias, amada mãe. 

Amo-te pois, pelo que és. Mesmo que tenhas partido, ainda estás ao meu lado. Sei que lanças sobre mim o cobertor e que me beijas todas as noites e me abençoas (Deus te abençoe, meu filho!). Ainda mais me aqueces em noites de frio, quando me ofereces chá (de alho e limão, para a tosse).

Felizes são aqueles que hoje te têm como amiga, filha, tia, prima e sobrinha, em outra dimensão. Bem sei que o céu não foi o mesmo depois de tua chegada. Tem lá festa todos os dias, e és a dancarina que põe todos em folia. Até as noites ficaram mais longas, pois todos querem prosar contigo, ouvir tuas histórias, rir com teu riso, contentar-se com teu contentamento, festejar com o festejo teu, e ser felizes com a tua felicidade. Desejam eles ser moços com a tua mocidade e aprender a serem bons, com a tua bondade, amada mãe.

Amo-te, pois assim és. Nada é mais importante que esta certeza, querida mãe, meu ser amado, meu ser de luz.

Mas, bem me diga, como está a festa aí no céu, neste dia de domingo, em que é dia das mães?

Nenhum comentário:

Postar um comentário